» » Cansaço e Falta de Ar – O que Pode Ser?

Cansaço e Falta de Ar – O que Pode Ser?

Cansaço e falta de ar podem ser sintomas de:

  • Sedentarismo;
  • Anemia;
  • Apneia do sono e outras doenças neurológicas que afetam o comando da respiração pelo cérebro, enfraquecendo os músculos do sistema respiratório;
  • Insuficiência cardíaca;
  • Problemas nos pulmões, como asma e bronquite, pneumonia, pressão alta nos pulmões (HAP) ou câncer de pulmão.

São vários os possíveis diagnósticos da falta de ar e do cansaço quando eles se tornam frequentes na vida do paciente e interferem em sua qualidade de vida.

Além do mais, o cansaço e a falta de ar também podem estar acompanhados de outros sintomas mais ou menos graves, mas que dão pistas sobre o diagnóstico final, que pode ser simples e de fácil tratamento, ou mesmo mais grave e crônico.

Confira abaixo as causas mais comuns para o cansaço e a falta de ar:

1. Sedentarismo

A falta de ar e o cansaço provocados pelo sedentarismo não são sentidos em repouso, mas quando a pessoa é submetida a algum esforço, como subir escadas.

Nesse caso esses sintomas tendem a desaparecer rapidamente e não causam maiores transtornos.

2. Anemia

Você deve ficar atento a outros sintomas que podem ser causados pela anemia, como:

  • Sono aumentado;
  • Desânimo;
  • Queda de cabelo;
  • Pele e olhos amarelados.

A anemia é uma síndrome caracterizada pela dificuldade do sangue em transportar oxigênio pelo corpo. Por causa disso, sintomas como falta de ar e cansaço podem surgir e serem constantes.

  • O que fazer?

A anemia causada pela deficiência de ferro é tratada de forma simples com suplementos à base de ferro e mudança na alimentação.

3. Apneia do Sono

A apneia do sono é uma condição de origem neurológica que causa a interrupção da respiração por alguns segundos várias vezes enquanto a pessoa dorme.

Muitas vezes o indivíduo nem sabe que possui a condição, que apresenta sintomas como sonolência e cansaço em excesso durante o dia, roncos fortes e alterações na respiração.

  • O que fazer?

A apneia do sono é tratada com mudanças no estilo de vida, como a perda de peso e a prática de exercícios físicos. O paciente também poderá utilizar um aparelho de pressão positiva contínua nas vias aéreas para receber um fluxo de oxigênio constante enquanto dorme.

4. Insuficiência Cardíaca

O coração do paciente com insuficiência cardíaca não consegue ser preenchido ou bombear o sangue adequadamente, condição que causa:

  • Dor no peito;
  • Cansaço, falta de ar em repouso e incapacidade de praticar exercícios físicos;
  • Coração acelerado e palpitações;
  • Pernas inchadas.

O que fazer?

A insuficiência cardíaca é tratada com mudanças no estilo de vida, como parar de fumar, perder peso e diminuir a ingestão de sal. Os remédios utilizados para tratar a doença são os que reduzem a pressão arterial e ajudam a reduzir a dor e sensação de peso no peito.

5. Problemas Pulmonares

Falta de ar e cansaço podem ser ocasionados por problemas pulmonares comuns, como asma e bronquite, mas também por pneumonia, hipertensão arterial pulmonar e até câncer no pulmão.

  • Asma

A asma é uma doença inflamatória crônica que atinge quase 20% dos brasileiros. A condição provoca o estreitamento das vias aéreas e a produção de muco nessas regiões, causando sensibilidade no local, o que acaba dificultando a passagem do ar em direção aos pulmões.

A asma tem 4 graus e pode ser leve ou mesmo grave e persistente. Também causa, comumente, tosse seca e repuxo da pele das costelas durante a respiração. Alérgenos, como pólen e poeira podem desencadear as crises.

O que fazer?

A asma não tem cura, mas pode ser controlada com remédios prescritos pelo médico (broncodilatadores que facilitam a respiração e anti-inflamatórios hormonais) e evitando-se o contato com os agentes que desencadeiam as crises.

  • Bronquite

A bronquite é a inflamação das vias aéreas superiores (tubos brônquicos), que dificulta a passagem do ar para dentro e fora dos pulmões.

Trata-se de uma doença contagiosa causada geralmente por infecção respiratória viral, muito comum no inverno e costuma se curar sozinha.

Outros sintomas incluem coriza, dor nas costas, tosse com muco e chiado no peito.

O que fazer?

A bronquite costuma se curar sozinha, mas pode ser tratada com xaropes broncodilatadores e para tosse, remédios anti-inflamatórios, corticoides ou antibióticos (em caso de infecção bacteriana), como:

  • Brondilat e Fluimicil – xaropes que facilitam a respiração e ajudam a soltar o muco;
  • Bactrim – antibiótico.

Os remédios corticoides e as bombinhas que injetam substâncias broncodilatadoras diretamente nos pulmões são utilizados em casos de bronquite crônica causada pela DPOC – Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica.

  • Pneumonia

A pneumonia pode causar falta de ar, cansaço, dor nas costas, tosse com catarro ou pus, febre e calafrios. Trata-se da inflamação dos sacos pulmonares que se enchem de líquido ou pus, causada por uma infecção.

O que fazer?

A pneumonia bacteriana é tratada com antibióticos e penicilina, enquanto a pneumonia viral pode ser tratada com remédios antivirais, como Ribavirina, Oseltamivir e Zanamivir. O tratamento deve ser seguido à risca, pois a doença é grave e pode matar.

  • Hipertensão Arterial Pulmonar

A hipertensão pulmonar é uma doença crônica e grave que afeta as artérias dos pulmões e do coração e fica pior à medida que o tempo passa. Seus sintomas comuns incluem também dor no peito, incapacidade de praticar exercícios físicos, pressão baixa e tontura.

Sintomas mais graves da doença são o aumento do lado direito do coração, pernas inchadas e inchaço no corpo, sensação de aperto no peito, coração acelerado e tosse persistente.

O que fazer?

A hipertensão pulmonar é tratada com remédios para controlar a pressão arterial prescritos pelo médico. O paciente também pode precisar receber oxigenação extra e ser orientado a fazer exercícios físicos.

Outras doenças que podem causar falta de ar e cansaço são o enfisema pulmonar, uma doença pulmonar obstrutiva crônica causada geralmente pelo uso prolongado do tabaco, e o câncer de pulmão.

É importante investigar o quanto antes as causas da falta de ar e do cansaço em excesso, principalmente quando ele surge mesmo com o paciente em repouso, pois esses sintomas podem indicar condições graves que exigem tratamento imediato.

Não hesite em procurar o médico para investigar a possível causa de sua condição clínica. Os profissionais indicados são o clínico geral, pneumologista, cardiologista ou mesmo neurologista para tratar o problema que está causando os sintomas desagradáveis.


Falta de ar, cansaço e refluxo na gravidez é normal?

Sentir falta de ar, cansaço, refluxo e azia no final da gravidez é normal, pois o bebê já está bem grande, pressionando ainda mais os órgãos próximos e deixando a mamãe bem mais pesada e com mais fadiga.


Veja Também:

Falta de Ar – O que Pode Ser?

Cansaço e Fadiga – Por Que Sentimos?

Falta de Ar na Gravidez

Atualizado em: 22/05/2018 na categoria: Indisposição