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Colesterol Alto: O que Comer, Causas e Como Baixar

Os sintomas de colesterol alto são silenciosos e suas causas incluem o sedentarismo e a má alimentação. O tratamento do colesterol alto inclui dieta e remédios que dissolvem a gordura. Alguns sintomas como tontura, visão turva, ansiedade e dor no peito podem surgir devido a doenças causadas pelo colesterol alto, como infarto e AVC.

Quais as Causas do Colesterol Alto?

As principais causas do colesterol incluem maus hábitos alimentares, como o consumo exagerado de sal, açúcares e gorduras, a falta de exercícios físicos e o fumo. O colesterol alto também pode ser causado por doenças como:

  • Obesidade;
  • Hipertensão;
  • Diabetes.

Mulheres e indivíduos acima dos 50 anos também são mais propensas a desenvolverem a doença.

Como Saber se Tenho Colesterol Alto?

O único meio de diagnosticar o colesterol alto é através de um exame de sangue que mostra toda a taxa de gordura corporal, incluindo o HDL – “colesterol bom”, o LDL – “colesterol ruim” e triglicerídeos. O exame é feito em jejum de 12 horas.

O colesterol alto é diagnosticado quando a taxa de LDL está acima de 130 mg/dL.

Tratamento do Colesterol Alto




Na maioria dos casos, a hipercolesterolemia (altas taxas de gordura no sangue) pode ser resolvida com exercícios e um controle da alimentação, mas em ocasiões onde a doença já está avançada, o uso de remédios pode ser necessário.

Quais Alimentos Comer para Baixar o Colesterol Alto?

A dieta para baixar o colesterol alto inclui alimentos integrais, ricos em fibra e que contenham gorduras saudáveis. O paciente que está com o colesterol alto deve dar preferência a:

  • Peixe ou carnes de aves sem pele (150 a 200 mg por dia). Carnes de boi ou porco apenas se forem cortes magros, mas mesmo assim deve-se evitá-las. A soja é uma boa opção para substituir o consumo de carnes e manter a ingestão de proteínas;
  • Azeite, abacate, amendoim, canola e nozes: alimentos ricos em gordura saudável;
  • Fibras solúveis: encontradas na aveia, cevada, cascas de frutas, quiabo, soja, lentilha, feijão, mandioca, ervilha, cenoura, maçã, frutas cítricas;
  • Quinoa;
  • Ômega 3: é encontrado principalmente no salmão, óleo e sementes de linhaça, chia, óleo de canola e de soja, nozes e óleo de peixe. Além disso, o ômega 3 também pode ser encontrado em forma de cápsulas. O ideal é incluir pelo menos 2 refeições que contenham ômega 3 semanalmente na dieta;
  • Leite desnatado;
  • Queijo cottage ou minas light: os mais magros de todos;
  • Margarinas especiais que ajudam na redução do LDL: Becel pro-activ ou Benecol;
  • Tomates, morangos e demais frutas vermelhas;
  • Ovos: não mais que 2 gemas por dia nos casos mais graves ou mais que 4 gemas nos casos mais leves de colesterol alto. As claras não possuem gordura e podem ser consumidas à vontade;
  • Chá verde;
  • Alho;
  • Berinjela;
  • Óleos vegetais: de azeite, de girassol, de milho, de canola, de soja ou de arroz;
  • Chocolate amargo.

Remédios para Baixar o Colesterol Alto

Os remédios antilipêmicos para o colesterol alto agem dissolvendo as gorduras no corpo e no sangue. Alguns dele são: