Doenças de Pele

Bolhas na Pele – O que Pode Ser? 18 Causas

As bolhas na pele de água (líquido transparente), que coçam e viram feridas ou mesmo de pus exigem muito cuidado. As bolhas na pele podem ser sinal de alergias, doenças infecciosas como a catapora e a herpes, queimaduras, disidrose (dificuldade em suar) e outras doenças …

Íngua – O que Pode ser? Quando se Preocupar?

Ínguas no pescoço, virilha, axila e maxilar são comuns e não costumam representar perigo. Uma íngua surge devido a inflamações e infecções, como viroses e pelos encravados e pode estar associada ao uso de desodorantes aerossóis ou outros produtos de higiene íntima que causam alergias ou …

Coceira no Corpo – O Que Pode Ser?

A coceira no corpo é um sintoma comum de alergias, micoses, dermatites e outras doenças dermatológicas. A coceira no corpo pode vir acompanhada de “carocinhos” vermelhos na pele e outros sintomas. Outras causas incluem: Candidíase cutânea, herpes e impetigo e outras …

Insolação: Quanto Tempo Dura? Como Cuidar?

A insolação é causada pela exposição prolongada ao Sol e pode se manifestar através de febre, dor de cabeça e diarreia. Os sintomas da insolação infantil são os mesmos. A criança pode apresentar, ainda, choro excessivo sem presença de lágrimas, que indica desidratação. …

Queimadura de Sol: Quanto Tempo Dura? – Tratamento

Queimaduras de sol são superficiais e duram de 2 a 3 dias. Remédios e pomadas para tratar a queimadura de sol incluem Bepantol, Fibrase e compressas frias de água ou de chá de camomila para combater a inflamação, o inchaço, a …

O que é HPV? Tem Cura? Como se Transmite?

HPV é o Papiloma Vírus Humano que causa verrugas na pele, na boca e nos órgãos genitais de homens e mulheres. O HPV é considerado uma doença sexualmente transmissível e pode ser prevenido através de vacina.  O HPV é o vírus …

Verrugas: Tipos e Tratamentos – Como Tirar?

Há vários tipos de verrugas, dentre eles, as filiformes, planas e plantares. As verrugas podem surgir no rosto, pés e mãos, órgãos genitais e outros locais. O sintoma de verruga mais característico é o surgimento de caroços ásperos ou não, com ou sem dor na …

Principais Sintomas do Sarampo

Um paciente que possui sarampo pode sentir diversos sintomas enquanto estiver com a doença, tais como febre alta, mal-estar, dor de cabeça, erupções na pele, conjuntivite e outros, como: Inflamação das vias respiratórias; Presença de catarro; Coriza; Perda do apetite; …

Sintomas do Vitiligo – Perda da Pigmentação da Pele

Um paciente com vitiligo apresenta como o seu principal sintoma a perda da pigmentação da pele, mas é manifestado de diversas formas, tais como: Manchas brancas pelo corpo; Perda de pigmentação do cabelo, cílios e dos pelos em geral; Perda …

Sintomas da Acne

A acne é o surgimento de espinhas ou cravos em diferentes lugares da pele. Sintomas da Acne de Primeiro Grau Surgimentos de cravos – pontos pretos na pele. Sintomas da Acne de Segundo Grau Muitos cravos e espinhas inflamadas, que podem ou não …

Herpes Labial

O herpes labial causa bolhas vermelhas e doloridas na boca e bochechas, que podem se espalhar para o nariz, gengivas etc. O herpes tem 3 tipos, sendo que o labial é causado pelo vírus tipo 1, mas também pode ocorrer …

Pápula

Pápula é um tipo de lesão dermatológica, geralmente menor que um centímetro de diâmetro, caracterizada por mudanças na cor e na textura da pele. Ocasionalmente, podem se agrupar e culminar em uma erupção cutânea. Pode ser causada pelo uso de medicamentos, …

Queloide

O queloide, ou cicatriz hipertrófica, ocorre quando há o crescimento excessivo das células do tecido de uma cicatrização em curso ou em um local de um ferimento já curado. Os queloides caracterizam-se pelo surgimento de lesões salientes no locam da cicatriz, que …

Aplasia Cutânea Congênita

Também chamada de ausência congênita da pele, a Aplasia Cutânea Congênita é uma doença rara onde a criança nasce com ausência de pequenas ou extensas áreas de pele em qualquer região do corpo. No entanto, a localização mais comum para a …

Angioma

O angioma é um tumor benigno que se apresenta como bolinhas avermelhadas e salientes, causado pelo acúmulo de vasos sanguíneos na pele ou em órgãos internos. Os angiomas podem ser planos, tumorais (fragiformes e tuberosos) e cavernosos. Eles aumentam de tamanho …

Hanseníase

A hanseníase é uma doença infecto-contagiosa causada pelo bacilo Mycobacterium leprae. A evolução da doença depende das características do sistema imunológico de quem foi infectado, se será suscetível ou não a desenvolver a hanseníase, já que não são todas as …

Celulite: Causas, Como Eliminar e Celulite Infecciosa

As celulites são os furinhos e ondulações na pele causados pelo acúmulo de gordura, água e toxinas nas células. O tratamento para acabar com a celulite é multifatorial: envolve reeducação alimentar, exercícios físicos, cremes e procedimentos estéticos. O que é Celulite? Quais são …

Pênfigo

Pênfigo é a nomenclatura que engloba um grupo de doenças incomuns e autoimunes em que os anticorpos atacam a pele, resultando na perda da aderência entre as células. Há também a hipótese da etiologia viral, em que o homem pode possivelmente …