Doenças Respiratórias

Falta de Ar – O Que Pode Ser?

A falta de ar pode ser causada pelo cansaço, gravidez, ansiedade, problemas cardíacos e respiratórios. A sensação de falta de ar pode ser constante e vir com dor no peito e nas costas, tontura, coração acelerado, tosse e outros sintomas. O que se deve fazer de imediato …

Asma: Tem Cura? Como Prevenir as Crises? Pode Matar?

Os sintomas da asma brônquica ou alérgica incluem falta de ar, dor e aperto no peito e taquicardia durante as crise. O tratamento da asma inclui remédios broncodilatadores que facilitam a respiração e corticoides que atuam contra a inflamação dos brônquios e …

Desvio de Septo Nasal – Sintomas e Cirurgia

O desvio de septo nasal pode ser tratado com cirurgia e então eliminar todos os sintomas causados por ele, como respiração pela boca, apneia do sono, ronco e dores de cabeça e na face, além de: Obstrução nasal; Retenção das secreções; …

Apneia do Sono – Sintomas, Causas e Consequências

Acordar com uma forte falta de ar, sentir sono e cansaço em excesso durante o dia e ronco alto são sintomas da apneia, um distúrbio que causa a interrupção da respiração por até 40 segundos, várias vezes durante o sono. …

Sintomas da Coqueluche

A coqueluche afeta a traqueia e os brônquios e pode causar sintomas como febre, tosse forte e seca, olhos lacrimejantes, espirros e corrimento pelo nariz, sendo facilmente confundida com uma gripe, em sua fase inicial. A doença atinge a garganta e é …

Sintomas da Embolia Pulmonar

A embolia pulmonar ou gasosa pode causar dor no peito ao tossir, comer ou respirar, tosse constante, ansiedade, quedas de pressão, tonturas ou desmaios. A embolia pulmonar é provocada pelo bloqueio de uma ou várias artérias pulmonares por coágulos de sangue, bolhas de …

Sintomas da Bronquite

A bronquite causa cansaço, tosse com secreção, falta de ar, febre e arrepios. Outros sintomas são: Ruídos no tórax; Pés inchados; Tornozelos inchados; Pernas inchadas; Lábios de tom azulado; Gripes e resfriados com frequência. Bronquite é a inflamação dos brônquios do pulmão. Essa …

Sintomas da Gripe

Os principais sintomas são febre, dor, cansaço, tosse e secreção no nariz. É uma infecção do sistema respiratório causada pelo vírus influenza e é bastante comum em todas as idades, podendo ser contraída várias vezes durante a vida. Sintomas da Gripe Comum Febre; Cansaço; Dor …

Sintomas da Tuberculose

A tuberculose pode causar febre, tosse, suor, cansaço, falta de apetite etc. É uma infecção que ocorre quando uma bactéria, se aloja nos pulmões (tuberculose pulmonar), mas pode atingir outros órgãos como rins, meninges e ossos. Sintomas Iniciais da Tuberculose Suor noturno; Não …

Sintomas da Pneumonia

A pneumonia causa febre alta, falta de ar, tosse, dor no peito e outras coisas. É uma infecção dos pulmões, causada por bactérias ou vírus que se alojam nos alvéolos pulmonares, o que dificulta a respiração. Não é transmitida facilmente, diferentes da gripe, que é altamente …

Beriliose

A beriliose é uma doença ocupacional que tem como característica principal uma inflamação pulmonar resultante da inalação de poeira ou vapores que contêm berílio – substância utilizada em indústrias químicas e na produção de lâmpadas fluorescente. Além dos operários de fábricas que …

Coqueluxe

Coqueluche é uma doença respiratória altamente contagiosa, provocada pela bactéria Bordetella pertussis. A doença pode causar morte muito raramente, e casos dessa gravidade acontecem principalmente em bebês e crianças. Graças à vacinação os números de casos de coqueluxe diminuíram bastante. …

Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC)

A doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) é o termo utilizado para designar um grupo de doenças pulmonares que bloqueiam o fluxo de ar, dificultando a respiração. O tabagismo é fator crucial como causa da doença, que atinge principalmente pessoas com mais de …

Displasia Broncopulmonar

Displasia broncopulmonar é uma condição patológica que se instala nos bebês devido às agressões causadas pelo tratamento de recém-nascidos que nasceram prematuramente ou que apresentaram doenças pulmonares, como infecções, acúmulo de líquidos, malformações pulmonares, etc. A lesão pulmonar se forma quando o …