Home » Dúvidas » Dor de Cabeça na Gravidez – É Normal? O que Pode Ser?

Dor de Cabeça na Gravidez – É Normal? O que Pode Ser?

Sentir dor de cabeça na gravidez é normal, principalmente no início da gestação. Mas se a dor de cabeça na gravidez for constante, muito forte, na nuca ou acompanhada de sintomas como vômito, o médico deve ser consultado com urgência.

Quando se Preocupar com a Dor de Cabeça na Gravidez

Se você estiver sentindo dor de cabeça na gravidez e ela for muito forte, constante, vier acompanhada de dor na nuca, dor no estômago, visão embaçada, vômitos, pressão alta ou fraqueza o seu ginecologista obstetra deve ser consultado o quanto antes. Procure o médico na presença de qualquer sintoma anormal durante a gravidez.

O que Tomar para Aliviar a Dor de Cabeça na Gravidez?

É permitido tomar remédios para aliviar a dor de cabeça na gravidez se eles forem prescritos pelo médico, como o analgésico Paracetamol.

Para aliviar a dor de cabeça leve na gravidez a mulher pode tomar uma xícara de chá de camomila 1 vez ao dia e aplicar compressas frias na testa.

O que Causa Dor de Cabeça na Gravidez?

Gravidez dá dor de cabeça e isso acontece por causa das alterações hormonais que ocorrem nesse período. A dor de cabeça na gravidez também pode ser causada por:

  • Enxaqueca, principalmente se a gestante já tinha crises antes de engravidar. Essa dor costuma afetar um lado da cabeça, é latejante, forte e pode provocar pontos de luz na visão, enjoos e vômitos, formigamento e dormência em partes do corpo;
  • Cansaço e estresse que causam dor de cabeça tensional;
  • Hipoglicemia (queda da taxa de açúcar no sangue);
  • Desidratação.

Sentir dor de cabeça no segundo trimestre da gravidez é menos provável quando ela é causada pelas alterações hormonais comuns do período, pois o organismo já se adaptou melhor à carga hormonal.

Outras causas da dor de cabeça na gravidez incluem:

  • Abstinência de cafeína: se a mulher tomava muito café antes de engravidar e passou a não tomar mais, o organismo pode entrar em abstinência de cafeína;
  • Congestão nasal;
  • Eclampsia: em casos mais graves a dor de cabeça é causada pela eclampsia (ou pré-eclampsia), quadro que aumenta a pressão arterial da mãe, pode causar convulsões e sérias complicações para a gravidez. Quem tem enxaqueca possui maior risco de desenvolver a condição.

O que Pode ser a Dor de Cabeça no Final da Gravidez?

Se você começou a sentir dor de cabeça no final da gravidez ela pode ser sinal de pré-eclampsia, principalmente se a dor de cabeça é acompanhada de pressão alta. Dor de cabeça no final da gravidez com pontos de luz na visão, visão escurecida, vômito, enjoo, fraqueza e dor de estômago são perigosas e merecem atenção com urgência!


Veja também:

Sintomas de Gravidez

Gravidez Ectópica – Como Descobrir? Dura Quanto Tempo?

Dor de Cabeça – O Que pode Ser?