Home » Dúvidas » Dor na Nuca: 13 Causas Possíveis – O que Fazer?

Dor na Nuca: 13 Causas Possíveis – O que Fazer?

A dor na nuca pode vir do lado esquerdo ou direito, acompanhada de enjoo e tontura, dor nos olhos, vômitos e febre. A dor na nuca pode ser causada por hipertensão arterial (pressão alta), tensão muscular e torcicolos, além do aneurisma e da meningite, que são problemas mais graves e que podem causar a sensação de “pescoço duro”.

Aprenda a identificar a causa do problema para solucioná-lo!

Dor na Nuca Causada por Tensão Muscular

No caso de tensão muscular, a dor na nuca é causada por má postura, esforços físicos ou contração muscular devido ao estresse.

Nesses casos, aplicar compressas geladas e tomar um simples relaxante muscular, como Tandene ou Tandrilax, resolve o problema. É preciso também manter o pescoço e a cabeça imóveis ou realizar movimentos com mais calma e leveza.

Dor na Nuca e Pressão Alta





A elevação da pressão arterial pode causar não só dor na nuca, mas também enjoos, vômitos, tontura e sensação de desmaio. 

Com o decorrer do tempo, o organismo pode acabar se adaptando a tal situação e apresentar apenas a dor na nuca como um sintoma de pressão alta.

Nesses casos, é importante consultar o médico para que ele prescreva o tratamento adequado para a hipertensão ou mesmo ajuste as doses, aumentando-as se for preciso.

Os remédios mais comumente utilizados para normalizar a pressão são a Losartana Potássica, Higroton, Coreg, Caltren e outros.

Dor na Nuca do Lado Direito

A dor na nuca no lado direito pode indicar a presença de alguns problemas musculares, como torcicolo, distensão ou contratura e isso pode ser causado devido ao excesso de exercícios físicos ou por uma má postura.

O tratamento pode consistir em compressas quentes no local ou por remédios analgésicos, além de relaxantes musculares, como Mio-Citalgan e Dorflex.

Dor na Nuca do Lado Esquerdo

Quando a pessoa sente dor na nuca lado esquerdo, as causas podem ser as mesmas citadas acima. Mas lembre-se: é sempre importante consultar um médico para melhor avaliação.

Dor na Nuca Acompanhada de Enjoo e Tontura





A enxaqueca pode ser uma das causas da dor na nuca acompanhada de enjoo. Nesse caso, pode haver também forte dor apenas em um lado da cabeça ou em toda ela.

A desidratação e a pressão alta também podem causar esses tipos de sintomas, além da gravidez e labirintite.

Nos casos mais graves, onde a dor e o enjoo são permanentes, é preciso consultar um médico, clínico ou neurologista, pois esses sintomas podem ser indícios de problemas mais sérios, como meningites, aneurismas e tumores no cérebro.

Dor na Nuca e nos Olhos

Geralmente, a dor na nuca e nos olhos são sintomas de problemas causados pela visão, então, nesse caso, o recomendado é procurar um oftalmologista para poder diagnosticar qual o problema e iniciar o tratamento adequado com uso de óculos ou mesmo lentes de contato, se necessário.

Dor na Nuca e Febre

A febre e a dor na nuca persistentes podem ser sintomas de meningite, tanto viral quanto bacteriana. Vá imediatamente ao médico!


Mais Sobre esse Assunto: