Home » Doenças Infecciosas » Hepatite A – Sintomas, Transmissão e Prevenção

Hepatite A – Sintomas, Transmissão e Prevenção

A Hepatite A é uma inflamação do fígado altamente contagiosa causada pelo vírus VHA, que apresenta sintomas como icterícia, deixando a pele e olhos amarelados, dores musculares, náuseas e vômitos, além de:

Geralmente, os sinais e sintomas da hepatite se manifestam 2 a 4 semanas após a infecção pelo vírus. A hepatite A dura, aproximadamente, dois meses. Pode, raramente, durar até seis meses e progredir para a forma fulminante, levando a óbito.

A cura espontânea ocorre na maioria dos casos e nem sempre todos os sintomas característicos estão presentes, com a doença podendo passar despercebida.

Transmissão da Hepatite A

O vírus causador da hepatite A é transmitido através da ingestão de água e alimentos contaminados com matéria fecal onde o vírus está presente.

Isso ocorre porque quem porta a doença elimina o vírus pelas fezes, podendo contaminar outros meios, principalmente se não higienizar bem as mãos após usar o banheiro ou defecar em locais inapropriados.

Tratamento  e Prevenção da Hepatite A

O tratamento da hepatite raramente necessita  de intervenção médica ou medicamentosa. Os cuidados mais importantes a serem tomados são:

  • Ingerir muito líquido;
  • Lavar as mãos sempre que for ao banheiro;
  • Tomar soro para hidratação, quando houver necessidade.

A prevenção da doença é feita com a vacina. É importante não entrar em contato com pacientes infectados.