Home » Doenças de Pele » Sintomas do HPV

Sintomas do HPV

O principal sintoma do HPV é o surgimento de verrugas nas genitais femininas e masculinas. Essas verrugas podem apresentar cristas ou ainda formar uma placa branca no local.

Quais os Sintomas do HPV em Mulheres?

Na mulher, o HPV provoca verrugas na vulva, nos grandes lábios e nos pequenos lábios. Em alguns casos, pode atingir o útero e o ânus. As verrugas ainda podem se juntar e formar placas nos órgãos genitais.

O diagnóstico é feito através do exame visual. Em casos de HPV no colo do útero, o Teste de Papanicolau com esfregaço cervical ou anal é a melhor forma de diagnosticar o problema.

Quais os Sintomas do HPV em Homens?

O HPV em homens pode não apresentar sintomas, ou mostrar-se através de verrugas no pênis, no saco escrotal e no ânus. Essas verrugas também podem se juntar e formar placas.

Assim como nas mulheres, o diagnóstico masculino do HPV é feito através do exame visual.

O que é HPV Bucal?

HPV bucal é quando as verrugas aparecem na boca, nos lábios, na língua, nas bochechas internas e na garganta. O HPV bucal é transmitido através do sexo oral.

Muitas pessoas acreditam que as aftas são sinais do HPV bucal, mas não é bem assim. Essa doença se manifesta através de verrugas que não doem, e não através de aftas. Muitas vezes, o HPV bucal se estende até a garganta.

Como é a Vacina para o HPV?

A vacina para o HPV é oferecida pelo SUS para meninos entre 12 e 13 anos e meninas entre 9 e 14 anos. É uma vacina muito importante, pois ajuda a prevenir o câncer de colo de útero, além do HPV. No particular, a vacina é dada em pessoas de 9 a 26 anos, que ainda não tenham entrado em contato com o vírus.

A vacina protege conta os 4 tipos do vírus, ou seja, é polivalente. Não deve ser utilizada em casos de febre, dor e infecção aguda, alergia aos componentes da fórmula, trombocitopenia e gravidez.

HPV tem Cura?

HPV tem cura, mas não em todas as ocasiões. Em alguns casos, o vírus se espalha muito pelo corpo, fazendo com que a cura se torne difícil.

Nos casos em que a doença é descoberta inicialmente, a cura é realizada através de medicamentos, mas se a doença não tiver possibilidade de cura, existem tratamentos que impedem a manifestação dos sintomas.

O que é HPV?

HPV, assim como a clamídia, a candidíase e a gonorreia, é uma doença sexualmente transmissível (DST). É um vírus que causa verrugas pelo corpo, além de ter uma cura complicada.

Pode causar câncer, principalmente no colo do útero, o que faz com que essa doença seja bastante temida pela população, principalmente pelas mulheres.