Home » Doenças no Estômago » Infecção Intestinal – Sintomas e Remédios

Infecção Intestinal – Sintomas e Remédios

Os sintomas de infecção intestinal incluem diarreia, dor de estômago, enjoos e vômitos. Os remédios para infecção intestinal incluem antibióticos, como Levofloxacino e Norfloxacina, analgésicos e antitérmicos para dor e febre, além de restauradores da flora intestinal, como Floratil e o soro caseiro, que é natural. A infecção intestinal dura de 3 a 10 dias e, em casos mais raros, pode levar à morte.

Sintomas de infecção intestinal

Os sintomas de infecção intestinal bacteriana ou viral são:

  • Diarreia e dor de estômago;
  • Enjoos e vômitos;
  • Perda de apetite;
  • Mal-estar;
  • Desidratação;
  • Febre;
  • Diarreia com sangue, dor intensa e febre muito alta em casos mais graves de infecção no intestino.

A infecção intestinal ou gastroenterite aguda é causada por vírus ou bactérias que chegam até o intestino através da ingestão de alimentos contaminados devido à má conservação ou a falta de higienização ao prepará-los.

É preciso se atentar, também, à infecção intestinal infantil e em bebê, que é muito comum. É importante levar o seu filho ao médico caso esteja com suspeita de infecção intestinal, pois crianças desidratam muito mais rápido do que adultos e correm mais riscos.

Quanto tempo dura a infecção intestinal?




A infecção intestinal pode durar de 3 a 10 dias. As infecções intestinais causadas por vírus costumam durar em torno de 7 dias. As infecções bacterianas podem ultrapassar esse período.

Leia também:

Infecção intestinal bacteriana

 e possui os mesmos sintomas. Seu tratamento é feito com antibióticos prescritos apenas pelo médico, como Bactrim e Amoxicilina.

Infecção intestinal viral

A infecção intestinal viral também é chamada de virose gastrointestinal e causa os mesmos sintomas da infecção intestinal bacteriana. Não há um tratamento específico para a infecção intestinal causada por vírus. Nesse caso, o que se pode fazer é manter o organismo bastante hidratado enquanto o próprio sistema de defesa do corpo combate a infecção.

Remédio para infecção intestinal

Os remédios antibióticos são utilizados para tratar a infecção intestinal bacteriana, como:

Você não deve tomar antibióticos por conta própria, pois a infecção intestinal nem sempre é causada por bactérias e pode ser difícil de ser diagnosticada apenas com base nos sintomas.

Além dos antibióticos, durante uma infecção no intestino o paciente também pode utilizar algum analgésico e antitérmico para aliviar a dor, o mal-estar e a febre, como Novalgina (Dipirona) e Alivium (Ibuprofeno).

O que é bom comer para infecção intestinal?

Os alimentos que você deve dar preferência para consumir durante uma infecção intestinal são frutas e legumes cozidos com pouco tempero, biscoito de água e sal ou biscoito maisena, chá de camomila, água de arroz escorrido e frango grelhado.

Para ajudar a combater a infecção intestinal infantil e em bebês é importante uma hidratação adequada com bastante águasoro caseiro (1 litro de água, 1 colher de chá de sal e 1 colher de sopa de açúcar), água de coco, suco de frutas e chá de folhas de goiabeira. Dê alimentos grelhados, na forma de purê ou cozidos, frutas sem casca, sopa ou canja de galinha e bolachas de água e sal.

Infecção intestinal pode matar?

Uma infecção intestinal grave que eleva em grande quantidade o número de bactérias pode, sim, ser fatal, principalmente para crianças, devido à desidratação intensa que o quadro pode causar, febre alta e convulsões (geralmente em infecções bacterianas). Nesse caso, a infecção intestinal é causada, principalmente, por intoxicação alimentar.

CID da infecção intestinal

O CID da infecção intestinal bacteriana não especificada e o CID da infecção intestinal viral não especificada são:

  • CID 10 A04.9 – Infecção intestinal bacteriana não especificada;
  • CID 10 A08.4 – Infecção intestinal devido a vírus não especificado.

Atualizado em: 07/06/2018 na categoria: Doenças no Estômago