Home » Dúvidas » Sinais de Nidação: Sangramento, Cólicas – Como Identificar!

Sinais de Nidação: Sangramento, Cólicas – Como Identificar!

nidação pode ocorrer até dez dias antes da menstruação e  dura de 1 a 3 dias. Os sintomas e sinais da nidação incluem cólica, sangramento ou corrimento e pontadas no baixo ventre, mas não são sentidos por todas as mulheres. A nidação é a implantação do óvulo fecundado no útero. 

A fecundação – encontro do óvulo com o espermatozoide, acontece, geralmente, na tuba uterina, canal que liga os ovários ao útero. A partir daí o óvulo fecundado começa a se deslocar em direção ao útero e todo esse deslocamento pode demorar de quatro a quinze dias.

O óvulo implanta-se na parede uterina quando, finalmente, chega ao útero. Vale ressaltar que para a mulher saber que está grávida somente após a nidação é que o hormônio da gravidez (HCG) começa a ser produzido.

A Nidação Ocorre Quantos Dias Antes da Menstruação?

A nidação ocorre, geralmente, de 4 a 15 dias após a fecundação. Como a fecundação ocorre no período fértil (mais ou menos 14 dias antes da menstruação), a nidação pode ocorrer entre 10 dias antes da menstruação até a data provável do início do ciclo menstrual.

É por isso que muitas vezes o sangramento de nidação é confundido com a menstruação quando acontece próximo às datas prováveis do início do ciclo menstrual.

Sangramento de Nidação – Pode ser de que Cor?

O sangramento não é um sintoma obrigatório da nidação. A maioria das mulheres, inclusive, não apresentam esse sintoma. O sangramento pode ocorrer assim que o óvulo já fecundado implanta-se na parede do útero, dando início ao desenvolvimento do embrião e à gestação.

O sangramento de nidação costuma vir em pouca quantidade e pode ter colorações variadas: vermelho vivo, rosa, amarelado, castanho ou amarronzado. Ele dura, geralmente, de 1 a 3 dias.

Nidação dá Cólica?





A nidação pode provocar cólica, mas ela também não é um sintoma obrigatório da nidação, assim como o sangramento. Quando acontece, ela pode ser semelhante às cólicas menstruais ou mesmo vir como uma dor fina em forma de pontadas que pode ocorrer entre 10 dias antes até a data provável da chegada da menstruação.

É comum, também, no início da gravidez as cólicas aumentarem. Por isso que esse sintoma pode vir com frequência logo após a nidação acontecer.

Como Diferenciar o Sangramento de Nidação da Menstruação?

Em primeiro lugar, o sangramento de nidação é muito menos intenso e duradouro que a menstruação. Em muitos casos, a nidação apresenta apenas um fino traço de corrimento marrom ou avermelhado na calcinha.

Além do mais, o sangramento de nidação pode acontecer entre 4 a 15 dias após a fecundação, ou seja: você pode apresentar esse sintoma até mesmo 10 dias antes da data da menstruação.

O sangramento de nidação pode ser também mais rosado ou semelhante à borra de café.

Os Sintomas da Nidação Duram Quantos Dias?

Se a mulher apresentar os sintomas da nidação, tais como cólicas e sangramento, eles podem durar de 1 a 3 dias. É também a partir da nidação que os primeiros sintomas da gravidez começam a surgir, tais como enjoos matinais, vômitos, cólicas, dor no estômago e azia.

Nidação tem Cheiro?

A nidação não produz nenhum odor característico nos casos em que há sangramento ou mesmo um pequeno corrimento.