» » Ouvido Entupido – O que Fazer? Como Desentupir?

Ouvido Entupido – O que Fazer? Como Desentupir?

As causas mais comuns para o ouvido entupido são a variação de pressão durante a mudança de altitude e o acúmulo de cera. A sensação de ouvido entupido também pode ser causada por gripes, sinusite e bruxismo, um tipo de problema dentário. Outras condições que deixam o ouvido entupido são:

  • Otite – infecção que deixa o ouvido inflamado e entupido;
  • Rinite alérgica;
  • Água no ouvido;
  • Bloqueio de algum osso do ouvido.

Sensação de ouvido entupido – O que pode ser?

  • Mudança de altitude:

Quando sofremos uma mudança de altitude, durante um voo ou na subida e descida de uma serra, por exemplo, há diferença de pressão dentro do ouvido porque a pressão do ambiente não é a mesma a qual ele está acostumado diariamente, o que pode causar a sensação de ouvido entupido e doendo, além de zumbido.

Nesses casos, basta seguir qualquer um dos métodos abaixo para desentupir o ouvido:

  1. Fechar o nariz e a boca e soprar sem que o ar saia;
  2. Beber algum líquido ou engolir a própria saliva;
  3. Bocejar.
  • Bruxismo:

O bruxismo, que é um problema odontológico no qual o paciente range os dentes enquanto dorme e há o deslocamento da mandíbula, também pode causar a sensação de ouvido entupido. Na maioria das vezes o paciente nem mesmo sabe que sofre do problema, que precisa de tratamento odontológico específico.

  • Bloqueio de algum osso do ouvido:

No ouvido médio existem três pequenos ossos que são responsáveis por transmitir as ondas sonoras para o ouvido interno através de movimentos em conjunto com o tímpano. Quando um desses ossos é bloqueado, surge a sensação de ouvido entupido.

Ouvido entupido por cera

O ouvido entupido por cera acontece quando ela se acumula em excesso no local, ou mesmo quando a quantidade de cera normalmente presente é empurrada para dentro com cotonetes ou por água.

Os sintomas do ouvido entupido por cera incluem a própria sensação de ouvido tapado, a diminuição da capacidade de audição, dor de ouvido, coceira, mau cheiro e zumbido. Também podem surgir dor cabeça, inchaço dos gânglios linfáticos no pescoço e tosse.

Como tirar cera do ouvido entupido?

Soro fisiológico e óleo mineral ou vegetal são ótimos remédios caseiros para ouvido entupido por cera.

Para tirar a cera do ouvido entupido você deve:

  1. Pingar até 5 gotas de soro fisiológico em temperatura ambiente, óleo mineral ou vegetal (inclusive óleo para bebê) no ouvido para amolecer a cera;
  2. Tapar com um algodão e deixar a substância agir por 15 minutos;
  3. Aplicar um pequeno jato de soro fisiológico em temperatura ambiente dentro do ouvido utilizando uma seringa sem agulha;
  4. Depois virar o ouvido para baixo e deixar o líquido sujo sair. Você pode tentar tirar a cera que estiver saindo com uma pinça, mas com cuidado para não empurrá-la mais para dentro.

É possível fazer esse mesmo procedimento até 3 vezes. Se a cera não sair em nenhum deles, o recomendado é procurar o médico otorrinolaringologista para fazer uma lavagem no consultório médico.

Remédios para amolecer o cerume só podem ser utilizadas sob prescrição e orientação médica.

Ouvido entupido durante gripe

O catarro acumulado durante gripes, resfriados, sinusite ou rinite alérgica pode se deslocar para os ouvidos, fazendo com que nariz e ouvido fiquem entupidos.

Ouvido entupido e otite

A otite, que é a infecção de ouvido, pode deixar o ouvido inflamado e entupido e também vem acompanhada de outros sintomas, como:

  • Febre;
  • Tontura;
  • Dor de ouvido e secreção;
  • Choro intenso, irritabilidade, agitação e falta de apetite em bebês e crianças.

Ouvido entupido por água

Para tirar a água do ouvido entupido, situação comum quando vamos à piscina, por exemplo, é pular continuamente com o ouvido inclinado para baixo e a boca cheia de ar até a água sair.

Se essa técnica não funcionar, aplique um pequeno jato de água morna no ouvido entupido utilizando uma seringa sem agulha e pule novamente.

Você também pode tentar secar o ouvido com um secador de cabelo, mas com cuidado para que a alta temperatura não queime a pele.

Remédio para ouvido entupido

Alguns remédios utilizados para tratar o ouvido entupido são:

  • Cerumin: indicado para amolecer a cera em excesso que está entupindo o ouvido. Não deve ser utilizado em caso de infecção bacteriana;
  • Otosporin, Otosynalar e Panotil são antibacterianos que só devem ser utilizados sob prescrição médica, caso o entupimento do ouvido esteja sendo causada por infecção bacteriana.

Remédios caseiros para ouvido entupido

  • Água oxigenada

A água oxigenada é um remédio caseiro muito bom para desentupir e limpar o ouvido, amolecer a cera e deixá-lo livre de micro-organismos nocivos:

  1. Primeiro pingue 3 gotas de água oxigenada dentro do ouvido (é comum borbulhar e coçar) e deixe agir por 1 minuto com a cabeça ainda inclinada;
  2. Depois aplique um jato de água utilizando uma seringa sem agulha (completamente cheia) dentro do ouvido;
  3. Deixe a água agir por alguns segundos e incline o ouvido para baixo para a água sair.
  • Azeite de oliva

O azeite de oliva é ideal para amolecer a cera que está entupindo o ouvido.

Basta aquecer um pouco de azeite e pingar algumas gotas no ouvido afetado e deixar agir por alguns minutos com o ouvido inclinado para cima.

Depois incline o ouvido para baixo e tente puxar a cera com uma pinça, com muito cuidado para não acabar empurrando a cera mais para dentro e piorar a situação.

  • Vapor de água

O vapor de água é ideal para acabar com o entupimento no ouvido causado por gripes, resfriados, sinusite ou rinite.

Basta colocar água fervente em uma bacia com algumas gotas de óleo de lavanda e inalar o vapor com uma toalha na cabeça de maneira que também cubra a bacia para que o vapor não escape.


Leia também:

Dor no Ouvido – Ouvido Doendo e Pontadas

Zumbido no Ouvido

Sinusite

Atualizado em: 22/05/2018 na categoria: Doenças no Ouvido