» » Pés Inchados – O Que Pode Ser?

Pés Inchados – O Que Pode Ser?

Pés inchados tem como causa mais comum a má circulação sanguínea. É muito comum, também, ter pés inchados na gravidez devido à condição. O inchaço nos pés pode ser sintoma de:

  • Diabetes;
  • Hipertensão arterial;
  • Insuficiência renal, venosa ou cardíaca;
  • Lesões e infecções no pé ou tornozelo, que causam inflamação e inchaço;
  • Trombose venosa profunda;
  • Ingestão de certos remédios, como corticoides e antidepressivos.

A má circulação sanguínea pode ser causada pelo pelo sedentarismo, por ficar em pé por muito tempo ou caminhar demais (no calor ou não) ou pela ingestão em excesso de sal e sódio, que causa retenção de líquido e o consequente inchaço (linfedema).

Fique atento quanto ao surgimento de sintomas associados aos pés inchados, como muita sede, vontade de urinar mais ou diminuição da urina, perda ou ganho de peso sem causa específica, taquicardia, dor na perna e mudança na cor da mesma, falta de ar, cansaço e febre. O médico deverá ser consultado caso qualquer sintoma anormal surja.

Pés inchados na gravidez

É normal ficar com os pés inchados na gravidez. Isso acontece devido ao aumento do hormônio relaxina que, como o próprio nome já diz, “relaxa” as veias, dificultando o retorno do sangue para o coração.

Esse inchaço nos pés e até nas mãos costuma ser mais evidente no final da gravidez, no últimos meses, com 36 semanas ou 37 semanas, por exemplo, mas também pode surgir no início da gestação.

É preciso atenção se o inchaço acontecer de forma repentina e vir acompanhado de sinais como dor no abdômen, dor de cabeça, urinar com mais frequência, enjoos e vômitos, pois isso pode ser sinal de pré-eclampsia, condição em que há elevação da pressão arterial da gestante em excesso e risco para a gravidez.

Pés e pernas inchados após cesárea também são consequências naturais da cirurgia. Isso acontece porque os líquidos corporais presentes nos vasos sanguíneos extravasam para a camada mais superficial da pele.

O que fazer para desinchar os pés inchados?

Se os pés inchados são causados por retenção de líquido ou falta de exercícios físicos, a solução para desinchar é simples: você pode fazer uma caminhada leve por 20 a 30 minutos e tomar um chá com propriedade diurética, como o chá de hibisco e de salsinha.

O que se pode fazer na gravidez é caminhar por 30 a 40 minutos diariamente, beber bastante líquido, sucos de frutas sem muito açúcar e evitar a ingestão de muito sal e alimentos muito temperados. Os chás só devem ser consumidos na gestação sob orientação médica.

Em todos os casos é fundamental manter uma dieta rica em alimentos diuréticos, como melancia, abacaxi, limão e salsão. Confira o que fazer para aliviar o inchaço nos pés, inclusive na gravidez:

  1. Sente-se e estire suas pernas, colocando os seus pés acima de outra cadeira ou superfície da mesma altura, ou deite e coloque-os acima do nível do coração;
  2. Alternar entre um escalda-pés com água quente por 3 minutos e depois na água fria por 1 minuto, repetindo essa operação 3 vezes, finalizando na água fria. Isso vai ajudar na dilatação e constrição dos vasos sanguíneos para que o líquido acumulado volte à circulação e seja eliminado pela urina. Depois de fazer essa técnica você deve deitar posicionando os pés acima do nível do coração.

Atualizado em: 09/06/2018 na categoria: Doenças do Sistema Circulatório