Home » Doenças Auto-imunes » Reumatismo nos Ossos e Sangue: Melhores Remédios

Reumatismo nos Ossos e Sangue: Melhores Remédios

Os sintomas iniciais do reumatismo incluem fraqueza muscular, dor, inchaço, rigidez e inflamação nas articulações, ossos ou nervos. O reumatismo no sangue refere-se à febre reumática, uma doença que causa inflamação nos vasos sanguíneos, no coração e nas articulações.

O reumatismo afeta os joelhos, mãos e pés, principalmente. Ainda não há cura garantida para o reumatismo, mas o tratamento ajuda o paciente a conviver com a doença sem sofrer com maiores complicações. 

Doenças Reumatológicas

O termo reumatismo não se refere a uma doença específica, mas sim a um grupo de doenças que afetam as articulações, músculos, ossos e todo o aparelho motor. São exemplos de doenças reumáticas a osteoartrose e artrite reumatoide.

As doenças reumatológicas – termo usado hoje em dia – são autoimunes, ou seja, são causadas pelas próprias células de defesa do organismo que atacam as articulações e outros tecidos, o que acaba causando a dor crônica e todos os outros sintomas.

Sintomas de Reumatismo no Sangue

O termo reumatismo no sangue é popular e refere-se à febre reumática, uma doença grave que causa inflamação nas articulações, nas válvulas cardíacas e vasos sanguíneos. A febre reumática é rara e surge, geralmente, em crianças com amigdalite bacteriana, faringite estreptocócica e escarlatina mal curadas.

Os sintomas de reumatismo no sangue incluem febre, inflamação e dor nas articulações, dor no peito, cansaço, sopro e inflamação no coração, palpitações, incapacidade de praticar atividades físicas e dor de garganta. Caso haja comprometimento cerebral, também podem surgir movimentos involuntários e alterações motoras.

O tratamento para febre reumática é feito com antibióticos e anti-inflamatórios. A depender da gravidade da doença, pode haver necessidade do tratamento ser contínuo e durar a vida inteira.

Sintomas de Reumatismo nos Ossos

O reumatismo nos ossos causa fraqueza muscular, dores, inchaço, inflamação nas articulações e rigidez. São exemplos de doenças reumáticas ósseas a artrite reumatoide, osteoartrite, artrose, fibromialgia e lúpus.

Tudo isso causa cansaço geral, dificuldade para andar e fazer movimentos simples e levantar os braços na altura dos ombros e acima da cabeça.

Reumatismo na Gravidez

O reumatismo pode afetar mais ou menos a gravidez, a depender da doença reumatológica em questão. Se houver piora do quadro durante a gestação, o risco de ocorrer malformações no bebê pode aumentar.

O tratamento para o reumatismo deve ser continuado durante a gravidez.

Causas do Reumatismo

A causa principal do reumatismo é a idade avançada, mas ele também pode surgir devido às infecções bacterianas ou virais, doenças autoimunes, LER e demais doenças que afetam músculos, ossos e tendões e desgastam as articulações.

Há também o fator genético que pode influenciar no surgimento da doença. Pessoas cujos familiares próximos possuem alguma doença reumatológica pode apresentar uma tendência maior para desenvolvê-la.

O ato de fumar e contrair infecção por algumas bactérias específicas no intestino também pode influenciar no surgimento do reumatismo.

Reumatismo tem Cura?

As doenças reumatológicas costumam ser crônicas – duram muito tempo ou a vida inteira – e seus sintomas podem ser recorrentes, ficarem indo e voltando.

Dessa forma, ainda não há cura garantida para o reumatismo no que se refere a doenças que afetam as articulações, já que o termo pode referir-se a outras doenças, mas com o tratamento adequado o paciente pode conviver normalmente com a doença em questão sem maiores complicações. 

Tratamento para o Reumatismo

O tratamento para reumatismo inclui medicamentos anti-inflamatórios e corticoides e imunossupressores, reeducação alimentar, incluindo alimentos com propriedades anti-inflamatórias, além de medidas como suplementação de ômega 3, compressas quentes e frias nos locais inflamados, exercícios leves e descanso adequado.

Confira o tratamento completo:

Tratamento e Remédios para o Reumatismo

Doenças que se Encaixam no Termo Reumatismo

  • Artrite reumatoide;
  • Osteoartrite;
  • Artrose;
  • Gota;
  • Fibromialgia;
  • Lúpus eritematoso sistêmico;
  • Espondilite anquilosante;
  • Atrite juvenil;
  • Síndrome de Sjögren;
  • Esclerodermia;
  • Polimialgia reumática;
  • Sarcoidose;
  • Polimiosite e dermatomiosite;
  • Granulomatose de Wegener;
  • Púrpura de Henoch-Schönlein;
  • Doença de Behçet.