Home » Dúvidas » Rouquidão – O que Causa? Como Tratar?

Rouquidão – O que Causa? Como Tratar?

A rouquidão pode vir acompanhada de tosse e dor de garganta, ser repentina e ter causas emocionais, como o estresse. O melhor tratamento para rouquidão inclui o repouso da voz e a ingestão de muito líquido. Suas causas principais incluem doenças que afetam a garganta e o uso excessivo da voz.

A rouquidão ou afonia (perda da voz) é a mudança temporária do timbre de voz para um tom geralmente mais baixo, grave e áspero.

Rouquidão – Causas

A rouquidão pode ser causada por cansaço vocal (quando abusamos da voz, principalmente gritando), ou por doenças que afetam a laringe e as vias respiratórias superiores, como resfriados e gripe, rinite, laringite, faringite ou inflamação na garganta causada por infecção bacteriana.

Nódulos vocais também são responsáveis pela rouquidão e são mais comuns em crianças e em profissionais que usam muito a voz. A terapia de voz (fonoterapia) pode resolver o problema da rouquidão nesse caso. A cirurgia é indicada apenas nos casos em que a fonoterapia não resolve a condição.

O papiloma de laringe é causado pela infecção por HPV na região que leva ao surgimento de pequenos tumores benignos. Esse tumores podem causar rouquidão ou mesmo bloquear parcialmente as vias respiratórias. O problema pode ser resolvido com terapia de voz e cirurgias múltiplas já que os tumores costumam ficar reaparecendo.

Há ainda o edema de Reinke que consiste no inchaço das cordas vocais provocado pelo depósito de líquido em sua superfície, condição que pode ser causada pelo fumo, doenças hormonais, como o hipertireoidismo, abuso da voz e refluxo laringofaríngeo.

Os tumores malignos (câncer) na laringe são causas mais raras da rouquidão.

O que Causa a Rouquidão Repentina?





A laringite – inflamação da laringe  – é a principal responsável pela rouquidão repentina. Outros tipos de inflamação na garganta também podem ser responsáveis pelo evento, além do uso excessivo da voz.

Ela pode ainda ser crônica e causar rouquidão por um longo período quando é causada pelo fumo, refluxo laringofaríngeo, uso excessivo da voz e aspiração de substâncias irritantes que podem causar alergias.

Rouquidão e Tosse Seca

A rouquidão e a tosse seca são causadas, geralmente, pela laringite e pelos resfriados. O tratamento mais indicado é o repouso da voz e manter as cordas vocais sempre hidratadas com inalações do vapor de água quente ou mesmo inalações com o chá de folhas de eucalipto.

Rouquidão e Tosse com Secreção

A rouquidão e a tosse com secreção (catarro) podem ser causados pela gripe e infecções bacterianas na garganta (secreção amarelada ou esverdeada), bronquite (causa também falta de ar), tuberculose ou lesões nas vias respiratórias (provocam sangramento).

O tratamento pode incluir antibióticos nos casos das infecções bacterianas. A gripe pode ser tratada com remédios analgésicos, antigripais e xaropes mucolíticos para expulsar o catarro, farmacêuticos ou naturais.

Em caso de suspeita de bronquite, tuberculose ou lesão nas vias respiratórios o médico deverá ser consultado.

Rouquidão Prolongada – O que Pode Ser?

A rouquidão prolongada acontece quando a falta de voz dura mais de 4 semanas e pode ser causada por infecções graves, nódulos na laringe ou lesões na garganta. 

Você deve consultar o médico se a rouquidão aparecer com frequência e for acompanhada de tosse com sangue, dificuldade e dor ao falar e para engolir, surgimento de nódulos no pescoço, falta de ar ou perda total da voz por alguns dias.

A Rouquidão pode ter Causas Emocionais?





A rouquidão pode ser provocada por causas emocionais. A rouquidão emocional acontece quando a falta de voz é causada pelo estresse e irritabilidade, que causam maior tensão e cansaço nas cordas vocais, assim como a ansiedade exagerada e outros distúrbios emocionais.

Isso acontece porque o sistema límbico responsável por controlar as emoções pode causar reações e sintomas físicos e prejudicar as cordas vocais, podendo até levar à afonia (perda de voz).

Tratamento para Rouquidão: Confira os Melhores Remédios

23 Remédios para Rouquidão e Tratamento Caseiro


Mais Sobre esse Assunto: