» » Sintomas de Gravidez Antes do Atraso – Quais São?

Sintomas de Gravidez Antes do Atraso – Quais São?

Sim, é possível sentir sintomas de gravidez antes do atraso menstrual! Os primeiros sintomas de gravidez que podem surgir incluem:

  • Sangramento de nidação (corrimento vaginal rosado, avermelhado ou marrom, em pouca quantidade);
  • Seios inchados e doloridos;
  • Humor alterado;
  • Cólica e inchaço leves no abdômen;
  • Maior cansaço e sonolência, tontura e dor de cabeça;
  • Enjoos, dor de estômago, vômitos e maior salivação;
  • Urinar com frequência;
  • Surgimento de espinhas e pele mais oleosa.

Mas como saber se há realmente possibilidade de gravidez antes mesmo do atraso menstrual? Vamos lá:

  • Você teve relações sexuais sem proteção nos últimos dias, especialmente no período fértil?
  • Você esqueceu de tomar uma pílula da cartela anticoncepcional, especialmente nos primeiros dias, ou iniciou uma nova cartela com atraso e manteve relações sexuais sem proteção adicional?
  • Você está tentando engravidar?

Se a sua resposta for sim para qualquer uma das respostas acima, há possibilidade de gravidez. Vamos entender quais são e em qual período antes do atraso menstrual eles já podem estar presentes:

Sangramento de nidação

nidação é a implantação do óvulo fecundado no útero e pode ocorrer desde pouco tempo após a relação sexual, caso a mulher já esteja com o óvulo liberado próximo ao útero, até dez dias antes do atraso menstrual, durando de 1 a 3 dias. Esse sangramento também pode ocorrer na data provável da menstruação.

Seus sinais podem incluir cólica, sangramento ou corrimento com vestígios de sangue (marrom, vermelho ou rosado) e pontadas no baixo ventre.

No entanto, a nidação nem sempre está presente e você pode estar grávida mesmo se não apresentar esse sintoma.

Seios inchados e doloridos

Os seios da gestante podem começar a inchar e ficar mais sensíveis e doloridos logo nas duas primeiras semanas de gravidez, devido ao estímulo nas glândulas mamárias. A auréola também pode aumentar de tamanho e ficar mais escura.

Humor alterado

As variações de humor podem surgir já nas duas primeiras semanas de gravidez, semelhante à mudança de humor que ocorre na TPM, quando algumas mulheres ficam mais sensíveis e com mais facilidade para chorar.

Isso acontece devido às alterações hormonais, que podem acabar desequilibrando alguns neurotransmissores.

Cólica e inchaço no abdômen

Se houve fecundação e nidação, os hormônios femininos, principalmente a progesterona, começam a agir e o fluxo sanguíneo na região pélvica começa a aumentar, causando cólica e inchaço leves no abdômen, que podem surgir logo nos primeiros 14 dias de gravidez.

Maior cansaço e sonolência

O cansaço e o sono podem aumentar drasticamente a partir da segunda semana de gravidez, podendo surgir inclusive tontura. Isso acontece porque o organismo quer poupar energia para utilizá-la no desenvolvimento da gestação.

A dor de cabeça também podem surgir ou piorar, especialmente se a mulher já sofre de enxaqueca.

Enjoo e vômito

Os enjoos e vômitos são sintomas clássicos de gravidez e podem surgir logo no início da gravidez, principalmente o enjoo causado por cheiros fortes, como perfumes, alimentos e produtos de limpeza.

Urinar com frequência

A vontade de urinar mais vezes acontece porque a progesterona (hormônio da gravidez) relaxa a bexiga, que faz com que ela não esvazie completamente quando a mulher vai urinar.

Surgimento de espinhas e pele mais oleosa

A pele também pode ficar mais oleosa, propiciando o surgimento ou piora das espinhas (acne) e cravos devido às alterações hormonais comuns da gravidez.

É válido ressaltar que embora esses primeiros sintomas de gravidez possam estar presentes mesmo antes do atraso menstrual, eles são sentidos, geralmente, apenas após o atraso, de maneira que a maioria das mulheres não nota que está grávida mesmo quando há o sangramento de nidação próxima à data da menstruação, que pode ser confundido com ela.

Os sintomas de gravidez antes do atraso menstrual são percebidos com mais facilidade nas mulheres que estão tentando engravidar e, consequentemente, ficam mais ansiosas e atentas aos seus corpos, e nas mulheres que têm muito medo de engravidar e começam a sentir diversos sintomas criados, na verdade, pelo seu psicológico.


Leia também:

Corrimento Pode Ser Sinal de Gravidez?

Gravidez Ectópica

Sintomas de Gravidez

Atualizado em: 22/05/2018 na categoria: Grávidas