Home » Doenças Crônicas » Sinusite – Sintomas e Remédios

Sinusite – Sintomas e Remédios

Sinusite dá tontura e também causa dor de cabeça na testa, entre os olhos e dor na face. Outros sintomas de sinusite incluem inflamação e congestão nasal, dor de ouvido e dor de garganta. Vários remédios para tratar a sinusite podem ser utilizados: antialérgicos, como Loratadina, anti-inflamatórios e corticoides, como a Prednisona, e os antibióticos em caso de infecção bacteriana, como a Amoxicilina.

Sintomas de sinusite

Há vários outros sintomas que podem estar presentes em uma crise de sinusite, seja ela crônica ou aguda. Os sintomas da sinusite incluem:

  • Dor de cabeça e dor na face, inflamação, congestão nasal, secreção e coriza;
  • Dor de ouvido, dor de garganta e inflamação na garganta;
  • Dor no maxilar superior e nos dentes;
  • Secreção (catarro) amarelo ou esverdeado;
  • Tosse, que pode piorar à noite e causar falta de ar;
  • Mal hálito e perda de apetite;
  • Dificuldade de respirar pelo nariz;
  • Tontura, cansaço e irritabilidade;
  • Febre.

O que é sinusite?

A sinusite é a inflamação da mucosa dos seios da face, ou seja, uma inflamação na região acima das bochechas, próximo ao nariz. É uma doença bastante comum e pode ser causada por vírusbactérias e fungos ou por agentes alérgicos.

O CID 10 – J01 refere-se à sinusite aguda, enquanto o CID 10 – J32 refere-se à sinusite crônica.

Sinusite crônica

Na sinusite crônica os sintomas são mais leves, mas permanecem por mais de 12 semanas. Os principais são a dor de cabeça na testa e a dor entre os olhos, além de secreção que vai do nariz à garganta. A sinusite crônica é causada, geralmente, pelo tratamento incorreto da própria doença, pelo uso descontrolado de antibióticos, pela rinite, por infecções por bactérias resistentes ou imunidade baixa.

O tratamento para sinusite crônica é feito com:

  • Anti-inflamatórios e analgésicos: diminuem a dor e a inflamação, como Ibuprofeno;
  • Antibióticos (nos casos de sinusite bacteriana): utilizados por 3 a 4 semanas, como a Amoxicilina;
  • Corticoides, como a Prednisona, que também agem no controle da inflamação, ou mesmo corticoides nasais específicos, como a Fluticasona;
  • Descongestionantes nasais e mucolíticos: xaropes como Ambroxol;
  • Antialérgicos, como a Desloratadina, nos casos de sinusite crônica causada por alergia;
  • Lavagem das narinas com soro fisiológico e nebulização para diminuir a congestão e o desconforto ao respirar.

Em alguns casos é preciso fazer uma cirurgia para sinusite onde é realizada a drenagem da secreção da face.

Sinusite aguda

A sinusite aguda surge em forma de crise repentina, dura menos tempo, porém com sintomas muito mais intensos, como febre, dor intensa na face, tosse e secreção em abundância.

Remédio para sinusite

Tylenol Sinus é um bom remédio para sinusite. Ele é antialérgico e analgésico, contribuindo, assim, para combater as dores, a congestão nasal e a febre. Outros remédios para sinusite incluem:

A sinusite alérgica pode ser tratada com remédios antialérgicos, como a Desloratadina e a Cetirizina.

Em todos os casos, remédios anti-inflamatórios, como Naproxeno, e analgésicos, como Dipirona, podem ser utilizados para combater a inflamação, a dor e a febre causadas pela sinusite aguda ou crônica.

Antibióticos para sinusite

O tratamento da sinusite bacteriana é feito com medicamentos antibióticos que devem ser receitados pelo médico, como a Amoxicilina, para combater a infecção nos seios nasais.

Remédio caseiro para sinusite

Um excelente remédio caseiro para a sinusite é a inalação do vapor do chá de eucalipto, que é antisséptico e expectorante, ou seja, facilita a expulsão da secreção e mantém os seios nasais livre de micro-organismos que possam causar infecção:

  1. Ferva 1 litro de água e desligue o fogo;
  2. Despeje a água em uma bacia, adicione 1 colher de chá de sal e 5 gotas de óleo essencial de eucalipto;
  3. Cubra a cabeça sobre a bacia para não deixar o vapor escapar e faça a inalação respirando profundamente o vapor por 10 a 15 minutos, 3 vezes ao dia.

O tratamento caseiro da sinusite pode ser feito, também, com os seguintes remédios caseiros:

Água oxigenada para sinusite

A água oxigenada é um remédio natural excelente para eliminar germes que estejam causando a sinusite ou que se proliferam no muco dentro dos seios da face:

  • Aplique 5 gotas de água oxigenada (peróxido de hidrogênio a 3%) em cada narina, todos os dias pela manhã e à noite.

A aplicação da água oxigenada pode causar um leve ardor. Para diminuir o incômodo você pode misturar as gotas da água oxigenada com o mesmo volume de água e aplicar 10 gotas da mistura ao invés de só 5 gotas da água oxigenada pura.

Suco de espinafre com hortelã

O suco de espinafre com hortelã é anti-inflamatório e antialérgico – ideal para combater os sintomas da sinusite e totalmente natural:

  1. Bata no liquidificador 20 g de espinafre, 15 g de hortelã, 200 ml de água ou água de coco;
  2. Adoce com 1 colher de sopa de mel de eucalipto;
  3. Tome um copo desse suco 3 vezes ao dia.

Compressas quentes

Aplicar compressas quentes sobre os seios da face ajuda a descongestionar a região e a diminuir a inflamação, por isso é um remédio caseiro para sinusite muito simples, eficaz e econômico:

  1. Aplique as compressas de água quente nas regiões próximas ao nariz;
  2. Se preferir, faça as compressas com chá de camomila ou chá de eucalipto.

Água morna e sal

Fazer a limpeza doa seios nasais com água e morna descongestiona as vias nasais e combate a secreção:

  • Coloque 1 colher de chá de sal em 200 ml de água morna e mexa bem;
  • Adicione a solução em um lavador nasal (encontrado em farmácias);
  • Incline levemente a cabeça para o lado, prenda a respiração e aplique todo o conteúdo do lavador nasal em uma narina, deixando que saia pela outra;
  • Não assoe o nariz após o processo.

Óleo de mostarda

O óleo de mostarda é um excelente anti-inflamatório:

  • Faça uma pasta utilizando uma pequena quantidade de óleo de mostarda, duas colheres de óleo vegetal e uma colher de chá de mostarda seca em pó;
  • Use a pasta formada para fazer uma massagem na face: primeiro circule a testa e vá em direção às têmporas (na lateral dos olhos, acima do osso da bochecha);
  • Depois concentre a massagem na região acima dos olhos;
  • Deixe a pasta com óleo de mostarda sobre a pele por alguns minutos e depois retire.

A sinusite pode ser viral, alérgica, fúngica ou bacteriana e ser crônica.

Qual é a diferença entre sinusite e rinite?

A rinite pode causar sinusite, mas duas condições nem sempre surgem ao mesmo tempo. A rinite é a inflamação da mucosa do nariz, a sinusite é a inflamação da mucosa dos seios da face (câmaras de ar em volta do nariz que também produzem muco).

A rinite da qual os pacientes mais se queixam é a rinite alérgica, que causa coriza, espirros, coceira no nariz e congestão nasal. Já que a sinusite também pode apresentar esses sintomas, as duas condições costumam ser confundidas.

Quando os seios da face ficam inflamados, eles perdem a comunicação com o nariz e então o muco que é produzido não tem para onde ir e vai se acumulando no local, criando um ambiente favorável para proliferação de bactérias. Sendo assim, a sinusite vai se formando.

Há ainda outro ponto importante a ser destacado: enquanto a rinite não tem cura na maior parte dos casos e pode ser apenas controlada, a sinusite tem na maioria das vezes e até nos casos mais graves através de cirurgia.

Sinusite tem cura? Como curar a sinusite?

Sim, a sinusite tem cura. Nos casos agudos causados, geralmente, por vírus ou bactérias, a cura da sinusite vem em alguns dias ou semanas através de antibióticos prescritos pelo médico (sinusite bacteriana), ou apenas com analgésicos para a dor e descongestionantes nasais para aliviar os sintomas (sinusite viral).

As sinusites crônicas são tratadas, geralmente, com medicamentos anti-histamínicos e corticoides ou mesmo cirurgia.

A cura da sinusite crônica, causada geralmente por agente alérgicos, é um pouco mais difícil de alcançar que os demais tipos de sinusite. No entanto, todos eles possuem tratamento, inclusive os casos mais complexos onde o paciente pode obter uma melhora significativa na qualidade de vida.

Sinusite Bacteriana





A sinusite bacteriana pode ser aguda ou crônica e costuma apresentar sintomas mais agressivos.

Nos primeiros dez dias da doença não é fácil distinguir uma sinusite viral ou alérgica de uma sinusite bacteriana, mas o quadro clínico começa a apresentar alguns sintomas específicos, como:

  • Sintomas que demoram de passar;
  • Febre maior que 39°C;
  • Secreção nasal em excesso;
  • Melhora temporária dos sintomas seguidos de uma piora agressiva, com febre, secreção e dor na face.

Complicações da sinusite bacteriana

A sinusite pode parecer uma doença simples, mesmo quando é causada por bactérias. Mas quando não é tratada corretamente pode gerar complicações, como:

  • Infecções no ouvido;
  • Infecção nos olhos e nos ossos da face;
  • Rigidez na nuca;
  • Labirintite;
  • Meningite;
  • Abscesso Cerebral.

Sinusite alérgica




Como o próprio nome já diz, a sinusite alérgica é causada por qualquer alergia que afete os seios da face, como, por exemplo, a inalação de pólen, de ácaros através da poeira ou de pelos de animais. Os sintomas mais comuns da sinusite alérgica são:

  • Coceira nos olhos e lacrimejamento;
  • Espirros;
  • Coceira no nariz, congestão nasal e secreção.

Esses sintomas pode surgir periodicamente, a depender da época do ano, ou mesmo persistirem durante o ano inteiro, caracterizando assim, uma sinusite crônica.

O tratamento da sinusite alérgica é feito com medicamentos antialérgicos, como a Desloratadina, corticoides (anti-inflamatórios hormonais) nasais, além da realização da dessensibilização a alérgenos, que consiste na exposição do paciente a doses crescentes do agente que causa a alergia para aumentar a sua tolerância ao mesmo.

Sinusite em crianças

A sinusite em crianças é causada, principalmente, por alergias, como as alergias alimentares e a rinite, obstrução nasal, como desvio de septo, e sistema imune enfraquecido. Uma simples gripe ou infecção das vias respiratórias superiores também podem desencadear uma sinusite.

É preciso ficar atento aos sintomas da sinusite que surgem nas crianças, como:

  • Dor na face;
  • Mau cheiro no nariz ou boca;
  • Nariz entupido com secreção, que pode ser amarela ou verde;
  • Secreção que escorre do nariz para a a garganta;
  • Redução do olfato (capacidade de sentir o cheiro das coisas).

O tratamento da sinusite em crianças pode começar em casa com a limpeza nasal com soro fisiológico. O médico prescreverá os remédios indicados para o caso específico, incluindo antibióticos, se necessário.

Sinusite na gravidez

A sinusite na gravidez pode ser um problema sério para as mamães, já que pode causar febre e muita dor de cabeça. Se uma crise de sinusite surgir na gestação o mais indicado é procurar o médico para receitar o tratamento adequado, que pode incluir antibióticos e lavagem nasal, além de analgésicos, como a Dipirona, para reduzir a dor.

Algumas medidas que a grávida pode tomar em cada é fazer nebulização duas vezes ao dia, se hidratar bastante e repousar.


Leia também:

Ouvido Entupido

Dor de Cabeça Forte

Falta de Ar