Home » Dúvidas » Visão Turva O Que Pode Ser? Vista Embaçada

Visão Turva O Que Pode Ser? Vista Embaçada

A visão turva ou vista embaçada pode vir com tontura, dor de cabeça e outros sintomas. A visão turva pode ser causada pela ansiedade, hipoglicemia, pressão baixa, problemas de vista como a presbiopia (vista cansada), miopia e astigmatismo e doenças como o diabetes e o glaucoma.

A visão turva ou vista embaçada é a falta de visão nítida, como se houvesse uma névoa na frente do que é visto e dificuldade de distinguir dois pontos muito próximos, ou seja, o indivíduo não consegue perceber formas bem definidas e detalhes.

O Que Pode ser Visão Embaçada?

A visão embaçada pode ser causada por diversos motivos, como:

  • Problemas na visão, como miopia (dificuldade de enxergar o que está longe), astigmatismo (visão embaçada de perto e de longe) e hipermetropia (dificuldades para enxergar de perto), óculos e/ou lentes de contato vencidas, olhos secos, corpo estranho (cisco) no olho;
  • Presbiopia (cansaço visual que atinge a maioria das pessoas a partir dos 40 ou 50 anos e causa dificuldades de ver o que está perto);
  • Doenças nos olhos, como catarata, glaucoma, descolamento de retina, neurite óptica e degeneração macular;
  • Enxaqueca com aura, que causa visão embaçada de repente e pontos de luz na visão;
  • Ansiedade;
  • Pressão baixa ou alta;
  • Hipotensão postural, que acontece quando o indivíduo levanta rápido demais e o sangue demora de chegar ao cérebro;
  • Hipoglicemia (queda das taxas de açúcar no sangue que pode surgir quando uma pessoa fica muito tempo sem se alimentar e também é comum durante a gravidez);
  • Diabetes;
  • Insolação.

Visão Embaçada e Dor de Cabeça

A visão embaçada e turva acompanhada de dor de cabeça é causada, geralmente, pela enxaqueca com aura, condição em que, antes da dor de cabeça chegar, pontos cegos e/ou luminosos surgem na visão por alguns minutos, causando vista embaçada do nada.

A insolação também pode causar visão turva e dor de cabeça.

Visão Turva e Embaçada pode ser causada pela Ansiedade?

Sim, a ansiedade pode causar visão turva e embaçada além de outros sintomas físicos, como dor de barriga e diarreia, falta de ar, tremores e suor em excesso.

A ansiedade pode ser domada não só com remédios calmantes ou antidepressivos, mas com a terapia que ajuda o paciente a enfrentar os seus medos e conseguir controlar a sua ansiedade, reduzindo drasticamente os seus sintomas físicos.

Visão Embaçada após Cirurgia




É normal ficar com a visão embaçada após a cirurgia de catarata e a cirurgia refrativa.

  • Visão embaçada após cirurgia de catarata

A visão embaçada após a cirurgia de catarata é causada pelo trauma da própria cirurgia que acabou de ser feita, pela dilatação da pupila e também pela luz do microscópio que é utilizada durante o procedimento.

  • Visão embaçada após cirurgia refrativa

Após a cirurgia refrativa a maioria dos pacientes ficam com a visão embaçada devido ao procedimento realizado, devido à luz do microscópio e também por causa dos colírios utilizados. A visão embaçada costuma aliviar cerca de 12 h após a cirurgia. A boa visão é percebida já no 7º dia após o procedimento.

Visão Embaçada em um Olho Só – O que pode ser?



Quando a visão turva e embaçada começa a prejudicar apenas um olho esse pode ser um sinal de algo simples, como um pequeno cisco, ou algumas doenças mais graves, como:

  • Catarata;
  • Glaucoma;
  • Lesões na córnea;
  • Descolamento de retina;
  • Neurite óptica (inflamação do nervo do olho);
  • Degeneração macular (quando a retina perde a capacidade de captar os detalhes visuais).

Visão Embaçada e Tontura





Quando a visão turva é acompanhada por tontura, pode ser um sinal de pressão baixa ou hipoglicemia.

  • Visão embaçada e pressão baixa

Quando a pressão baixa demais, outros sintomas podem surgir, como fraqueza e coração acelerado. O recomendado nesses casos é se deitar com as pernas elevadas para que o sangue vá em direção ao coração mais rapidamente.

Tomar um pouco de café ou outras bebidas com cafeína ajuda a estimular a circulação e acelera os batimentos cardíacos. Colocar sal debaixo da língua não é tão eficaz quanto se pensa, pois seus efeitos podem demorar até 4 horas para surgir!

  • Hipoglicemia e pressão baixa

A hipoglicemia – queda do nível de açúcar no sangue – também pode causar visão turva e tontura, além de suores frios, taquicardia, ansiedade, palidez e até desmaios. Surge geralmente quando o indivíduo está sem se alimentar por muito tempo.

Se não há alteração do nível de consciência na crise de hipoglicemia, o recomendado é ingerir alguma bebida ou alimento doce para restaurar rapidamente o nível de açúcar no sangue, como um copo de refrigerante ou algumas balas.

  • Visão embaçada com tontura, enjoo e cansaço

Se a visão embaçada e tontura vem com enjoo, podem ser sintomas de enxaqueca com aura, hipoglicemia, pressão alta ou gravidez. Quando esses sintomas também são acompanhados por cansaço, o estresse ou anemia podem ser a causa.

Visão Embaçada de Longe

A visão embaçada de longe pode ser causada pela miopia, acompanhada ou não pelo astigmatismo. Nesse caso, o uso de óculos ou lentes de contato resolve o problema. A cirurgia para corrigir a miopia só é indicada quando o grau está estabilizado, a partir dos 21 anos de idade.

A presbiopia, que é a popular “vista cansada”, também pode causar dificuldade de enxergar de longe, embora seja mais comum causar dificuldade de enxergar de perto. Esse problema atinge quase todas as pessoas a partir dos 40 anos de idade.

Visão Embaçada ao Acordar

Ter visão embaçada ao acordar é normal, desde que ela se normalize durante o dia. Isso acontece porque a visão sofre variações em sua acuidade durante o dia que fazem com que em dados momentos enxerguemos melhor do que em outros. Isso dependerá até de qual atividade estamos realizando ou se estamos sob estresse ou mais ansiosos.

Visão Embaçada com Óculos Novo

Se mesmo após adquirir seus óculos novos a visão continua embaçada isso pode indicar que a visão ainda não está adaptada com o novo grau utilizado. Nesse caso, basta ter paciência para que ela volte ao normal.

Você também pode retornar à ótica que fez os óculos para conferir qualquer problema na fabricação dos mesmos e deve retornar ao seu oftalmologista para mostrar os óculos e testar a sua visão com eles no consultório.


Veja Também:

Dor de Cabeça – O que Pode Ser?

Tontura – O que Pode Ser?