» » Zumbido no Ouvido: O que Pode Ser?

Zumbido no Ouvido: O que Pode Ser?

O zumbido no ouvido pode ser sintoma de ouvido entupido, perda auditiva, infecções, exposição a som alto, ansiedade e depressão. Em alguns casos o zumbido no ouvido tem cura e pode ser tratado com remédios ansiolíticos, antibióticos e para melhorar a circulação.

O zumbido no ouvido também é chamado de tinnitus e surge, geralmente, quando as vias auditivas enviam impulsos ao cérebro mesmo sem captar qualquer som ambiente. Quando a estrutura responsável pela audição dentro do ouvido – cóclea, também chamada de caracol, é afetada, zumbidos, perda auditiva e surdez também podem acontecer.

O zumbido pode assumir vários tipos de sons: de chiado, grilos, cachoeira, cliques ou ruídos, por exemplo, e pode causar até ansiedade e outros problemas psicológicos, além de também poder ser um sintoma desses problemas psicológicos ou mesmo do uso de drogas. Nesses casos, o paciente pode ouvir até vozes.

O zumbido no ouvido afeta mais as mulheres, idosos com perda auditiva, fumantes, usuários de drogas, pacientes que sofrem com infecções de ouvido frequentemente ou alguma doença no sistema cardiovascular.

O Que Pode Ser Zumbido no Ouvido?

Muitas condições e doenças podem ser as causas do zumbido no ouvido. As condições mais comuns relacionadas incluem:

  • Perda auditiva em idosos;
  • Infecções no ouvido interno;
  • Cera em excesso que entope o ouvido;
  • Exposição a som muito alto;
  • Problemas psicológicos, como ansiedade e depressão;
  • Estresse e insônia;
  • Abuso de certos remédios, como aspirina, antibióticos e anti-inflamatórios, drogas, álcool e outras substâncias que causam alterações neurológicas;
  • Infecções respiratórias;
  • Distúrbios da ATM (articulação temporomandibular);
  • Doenças cardiovasculares, como arteriosclerose ou hipertensão, que afetam o fluxo sanguíneo e a atividade dos nervos responsáveis pela emissão dos sinais nervosos para os ouvidos;
  • Maus hábitos alimentares.

Outras causas mais raras e graves do zumbido no ouvido são:

  • Lesões nos nervos e no cérebro que afetam o canal auditivo;
  • Anemia (pois afeta o transporte de oxigênio no sangue e a chegada do mesmo ao ouvido);
  • Espondilose cervical (doença degenerativa que espreme as artérias no trajeto entre o pescoço e as orelhas);
  • Neurinoma do acústico, um tumor raro no nervo auditivo;
  • Alterações dos ossículos da audição;
  • Doença de Ménière (doença causada pelo acúmulo excessivo de líquido no ouvido interno, alterando os níveis de pressão).

É preciso estar atento aos sintomas que acompanham o zumbido no ouvido, pois isso pode determinar se ele está sendo causado por alguma condição de caráter mais leve, como uma infecção, que pode vir acompanhada de dor e febre, ou algo mais sério, como tumores próximos ao local.

Zumbido no ouvido tem cura?

O zumbido no ouvido tem cura a depender da causa. Se o zumbido está sendo causado por uma infecção no ouvido ou por cera em excesso, por exemplo, ele desaparecerá quando as condições primárias forem tratadas.

Em outros casos, o zumbido pode não ter cura e o paciente convive com ele por anos e anos de maneira crônica, se submetendo a tratamentos e até terapia, nos casos em que o zumbido é causado por problemas psicológicos, para aprender a tolerar o barulho ou para fazer com que o cérebro se acostume com o ruído a ponto de não notá-lo mais.

Remédio para Zumbido no Ouvido

Os remédios utilizados para curar o zumbido no ouvido incluem ansiolíticos, pois acalmam o paciente e o ajudam a lidar com o zumbido. Antibióticos também podem acabar com o zumbido no ouvido quando ele é causado por alguma infecção bacteriana no ouvido ou mesmo respiratória.

Remédios que melhoram a circulação são utilizados quando o zumbido no ouvido é causado por problemas circulatórios.


Zumbido no ouvido esquerdo

O zumbido no ouvido esquerdo pode ser causado por qualquer uma das causas já citadas, como infecções no ouvido interno ou garganta, lesões nos nervos situados próximos ao ouvido esquerdo, problemas psicológicos e demais, já que nenhuma condição causa zumbido apenas em um ouvido específico.

Zumbido no ouvido e tontura

Zumbido no ouvido e tontura costumam ser causados pela labirintite, mas também por ansiedade e crises de pânico. O diagnóstico dependerá da análise clínica do paciente incluindo outros sintomas associados (se houver).

Ouvido entupido e zumbido

O ouvido entupido por cera em excesso pode causar zumbido e precisa ser tratado com lavagem (feita em consultório), anti-inflamatórios e antibiótico, se necessário.

Zumbido no ouvido direito

Qualquer causa já mencionada pode provocar o zumbido no ouvido direito, como cera em excesso, exposição a som muito alto, problemas psicológicos e até tumores.

Zumbido no ouvido ao deitar

É normal ouvir com mais clareza o zumbido no ouvido ao deitar, pois nesse momento o ambiente está mais silencioso e qualquer barulho fica mais perceptível e incomoda ainda mais, qualquer que seja a sua causa.

Qual é a relação entre sinusite e zumbido?

A sinusite pode agravar um zumbido já existente, pois pode obstruir a tuba auditiva, canal por onde o nariz e o ouvido se comunicam, provocando também mais alterações auditivas, como maior pressão no ouvido.


Leia também:

Dor de Ouvido: O Que Pode Ser?

Ouvido Entupido: O que Fazer? Como Desentupir?

Sintomas da Otite

Atualizado em: 22/05/2018 na categoria: Doenças no Ouvido